Imagem capa - Dicas para organizar seu chá de bebê com criatividade por Patricia Paula Fotografia
Dicas

Dicas para organizar seu chá de bebê com criatividade

Muitas mães ficam em dúvida se devem realizar o chá de bebê de seu filho ou não. A verdade é que existem bons motivos para que ele aconteça, sim! Primeiro, porque a essa altura da gestação a futura mamãe já gastou bastante com a gravidez e a ajuda dos amigos é mais que bem-vinda para incrementar o enxoval do neném. Depois, porque é mais uma desculpa para reunir pessoas queridas e comemorar esse momento tão importante na vida de uma mulher. A organização é simples.





Confira algumas dicas de como montar um chá de bebê barato, lindo, personalizado e assim economizar e aproveitar o momento do chá para se divertir.

1 - Escolha a Data
O ideal é que o chá de bebê seja feito entre o sexto e o oitavo mês de gravidez, para que você possa se programar com os itens que vierem a faltar. Porém, é preciso ter cuidado caso esteja em repouso. Por isso, o ideal é conversar com seu médico antes de marcar a data. O mês escolhido pode interferir no cardápio e na decoração, então procure marcar uma data que você consiga se planejar melhor.

2 - Prepare a lista de convidados
Para ir para as próximas etapas, primeiramente você precisa organizar uma lista de convidados, para saber para quantas pessoas você estará organizando o seu chá de bebê. Organize a lista com nome, telefone e endereço, para você controlar depois se foram entregues todos os convites.

Não existe regra quanto à festa de chá de bebê. Você pode optar por uma reunião intimista, com poucas pessoas, ou uma festa grande para amigos e família. Você quer convidar apenas mulheres, ou realizar uma festa mista convidando também os homens da família e amigos do casal? Quantos convidados você quer? Qual o seu orçamento para isso?

3 - Escolha o Local
Procure um local que tenha a ver com o estilo do seu chá de bebê. Se você deseja algo mais caseiro, barato e tem poucos convidados, um espaço em uma casa que comporte a quantidade de pessoas da sua lista pode ser uma ótima opção, como em uma sala de estar, garagem, edícula…

Salões de festa de condomínios e edifícios também podem ser uma ótima opção. Caso precise um lugar maior, uma boa ideia é pedir orçamentos em restaurantes, salões de eventos e outros locais que te forneçam serviços mais completos para o dia do chá, como freezers, mesas, cadeiras, ambientes climatizados, etc.

4 - Defina o cardápio

Para escolher a comida e bebida do seu chá de bebê, você deve analisar o horário e o tipo da festa. Uma dica legal para chás de bebê à tarde é investir em bolos, tortas e salgados em geral. Encomendar salgadinhos pode ser uma ótima opção se você quer praticidade.

Outra ideia muito interessante, é pedir que os convidados levem um prato para montar uma mesa deliciosa com bastante variedade. Além disso, não se esqueça da mesa de doces! Você pode montar uma mesa simples, com docinhos caseiros ou até mesmo encomendar alguns doces personalizados com o tema da festa, isso vai depender do quanto você poderá investir.

Para chás de bebê à noite, um jantar cai muito bem, mas pode demandar um custo mais alto, uma vez que a variedade de pratos deve ser maior para agradar a todos. Você terá que analisar também se você mesma conseguirá preparar o jantar, se poderá contar com ajudantes ou se terá que contratar um serviço.


5 - Decoração
Se você desejar preparar sua decoração, comece a pesquisar sugestões e modelos aproximadamente três meses antes, para que você tenha tempo hábil para colocar a mão na massa. Se preferir contratar uma decoração, busque orçamentos de acordo com o tema e as cores que você pensou para deixar a sua festa de chá de bebê ainda mais cheia de amor.

Decorações com balões ficam superalegres e preenchem o ambiente. Flores são perfeitas para quem quer delicadeza. Uma ótima ideia é decorar com objetos do bebê, como ursinhos de pelúcia, plaquinhas de quarto e outros brinquedos.

É hora de usar a criatividade! confira essas sugestões super bacanas para chá de bebê temático!

Rústico: que tal reunir as pessoas queridas em um jardim, para um belo café da manhã? A decoração rústica combina perfeitamente com esse tipo de reunião, que se encaixa com praticamente todo tipo de comemoração (casamento, renovação de votos, aniversário, chá de cozinha). 

Moderno: um chá de bebê só para adultos, afinal, o bebê ainda não chegou e esse pode ser o último momento de muita diversão com os amigos antes do seu nascimento. Que tal um chá-bar? Uma reunião com coquetel e muita conversa boa. 





6 - Convites

Existem muitos convites à pronta entrega para chá de bebê. Mas se você deseja preparar os seus, lembre-se de começar com bastante antecedência para não pegar ninguém desprevenido.

Existem vários modelos prontos editáveis na internet caso você prefira imprimir e decorar os convites você mesma. Há também a opção de contratar um serviço especializado para personalizar seu convite, o que pode ser uma ótima ideia se você deseja seguir uma temática em todos os detalhes.

Por fim, a entrega do convitinho: se você for uma mamãe moderninha, pode encaminhar o convite personalizado pela internet. Agora, se você curte um toque mais formal, entregue pessoalmente ou pelos Correios. Não esqueça de colocar no convite as informações necessárias, como: data, local, horário e local da sua lista de presentes – caso tenha.


7 - Lembrancinhas
As lembrancinhas são uma forma de gratidão pela presença da pessoa no seu chá de bebê, e também são importantes para elas lembrarem com carinho de você e do seu bebê. Pesquise modelos e inspirações para fazer você mesma, ou peça orçamentos e encomende com uma artesã que tenha opções do seu gosto.

Lembrancinhas personalizadas podem sair mais caras, mas você pode optar pelas tags de papel para dar um acabamento final, colocando apenas o nome do bebê, a data e o agradecimento pela presença.

O legal é você escolher uma lembrancinha que combine com você, se você é super vaidosa pode dar  esmaltes de lembrancinha (com certeza todas as mulheres vão adorar), se gosta de artesanato que tal fazer saquinhos de sachê com sagu (aqueles com cheirinho para perfumar o roupeiro), se você é uma leitora viciada crie marcadores de livros (com a temática do seu chá de bebê), se você gosta de plantas, natureza, verde, compartilhe seu amor com os convidados do seu chá dando plantinhas de lembrancinha (é um presente fofo e diferente, pode optar pelas suculentas que são fácies de cuidar)

Sabonetes, álcool em gel, chaveiros e docinhos também são ótimas opções de lembrancinhas para você escolher de acordo com o seu orçamento.




8 - Presentes
Lembre-se de escolher uma forma prática de definir os presentes que os convidados darão para vocês. Vale montar uma lista de presentes on-line, ou dar algumas opções para cada convidado já no convite. 

Dicas do que pedir:

Higiene

  • Lenços umedecidos
  • Fraldas
  • Sabonete e shampoo neutro para bebê
  • Cotonetes
  • Pomada para assadura

Roupas

  • Bodies manga curta e manga longa (tamanhos diversos)
  • Calças (tamanhos diversos)
  • Meias
  • Luvas e toucas
  • Sapatinhos

Alimentação

  • Mamadeira
  • Babador
  • Copinho com alça para bebê
  • Aquecedor de mamadeira
  • Paninho de boca

Quarto

  • Travesseiro antissufocante
  • Jogo de lençol para berço
  • Protetor de colchão
  • Mantas para enrolar (cueiro)
  • Almofadas protetoras de berço

Brinquedos

  • Mordedor
  • Móbile de berço
  • Chocalho
  • Brinquedo para carrinho
  • Brinquedos de banho