Imagem capa - Dicas para fotografar seus filhos em casa com o celular por Patricia Paula Fotografia
Fotografia

Dicas para fotografar seus filhos em casa com o celular


Que mãe ou pai não AMA tirar fotos e mais fotos de seus filhos? É tão gostoso, poder abrir uma pastinha especial no celular ou no computador para matar a saudade enquanto você está no trabalho ou eles estão na escola. E, se for o seu estilo, compartilhar algumas delas com os amigos nas redes sociais também é bem legal.

Só que as fotos nem sempre saem do jeito que foram idealizadas, principalmente depois dos seis meses de vida, quando o bebê ficam mais agitados. E quando começa a andar e a correr... a dificuldade de clicar uma boa foto triplica. Além disso, as vezes a luz não está boa (mesmo sendo de dia), em outras a criança sai com “borrões” nas mãos ou no rosto, ou você erra o ângulo da selfie, e infelizmente aquele momento é perdido.

Mas, alguns macetes simples podem resolver isso tudo e você pode ter um aproveitamento muito maior de seus cliques.

Neste post vou compartilhar dicas para ajudar a criar fotos mais bonitas usando seu celular, e elas servem para aproveitar todos os momentos, seja em casa ou em locais externos.


Atenção para a iluminação!


Essa dica vale não só para as fotos com seus filhos, mas para todo tipo de fotografia: a luz é extremamente importante.
Já reparou quando você tira uma foto com o celular - por exemplo, em um ambiente mais escuro - e ela fica granulada ou tremida? Não vou entrar em detalhes técnicos, mas como o celular fotografa em modo automático (via de regra), quando está muito escuro, para “compensar” a iluminação, ele aumenta o ISO (o que causa a granulação) e diminui a velocidade (o que favorece para que ela saia tremida). Por isso, procure fazer suas fotos em locais mais claros e iluminados. Não precisa ficar debaixo do sol em um dia de verão, apenas fique atenta com a luz: ela pode ser sua melhor amiga para tirar fotos melhores.



Escolha na sua casa o ambiente mais iluminado. No quarto, por exemplo, prefira colocar a criança em cima da cama, assim ela fica mais próxima da luz, se a criança estiver no chão a cama pode ser um obstáculo da luz. Posicione a criança de maneira que a luz entre na sua lateral e não atrás (contra luz). Faça testes com seu celular para entender a diferença.

Enquanto isso, entenda as melhores horas e suas respectivas ideias para fotografar, tendo como referência a luz:
   1) Luz natural e suave – perfeita para ambientes externos, porém apenas no começo da manhã (até 9h), no fim do dia (a partir das 16h) ou quando está nublado.
   2) Indireta – entre 10 e 15h, em locais externos fotografe na sombra. Em casa, fique próxima a locais onde entram mais luz (exemplo: janelas e portas).
   3) Flash - use com restrição quando estiver escuro ou na contra luz, pois pode gerar uma reação na criança, mudando a expressão natural ou irritando os olhos.


Ângulo, Enquadramento e Composição


Pode parecer uma ideia boba ou óbvia, mas suas fotos vão ficar mais bonitas se, em vez de tirar de cima para baixo, você se agachar ou ajoelhar e ficar da mesma altura que as crianças. Quando você fotografa do ponto de vista de adulto, as crianças parecem ainda menores. Então, não tenha medo de ir para o chão e ficar no "mesmo nível".

Lembrando que isso não é uma regra geral, às vezes seu filho está deitado no chão, ou no berço, e nesse caso o melhor ângulo é o de cima.



Tenha atenção a linha do horizonte. Eu particularmente fico agoniada com as fotos tortas onde parece que a pessoa está caindo. Procure sempre seguir a linha do horizonte.


Use a “Regra dos terços”: é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadrados, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.



Olhe o todo da Imagem: veja se não tem nenhum objeto na cena que não precise estar na foto, movimente-se, se aproxime da criança ou mude a posição do celular para remover esse objeto da foto ou se for preciso e possível, remova ele fisicamente mesmo. As vezes tem uma planta, a parte de um móvel ou de uma pessoa que não precisa estar ali. Menos é mais, uma foto mais limpa, valoriza o que precisa ser valorizado, a pessoa.

Quer sorrisos naturais? Não peça para eles sorrirem.


Quando você pede para uma criança (para um adulto também) sorrir para uma foto, ou diz “xis”, raramente conseguirá um sorriso natural. Quer que a criança dê um sorriso ou risada verdadeira para a foto? Adote outras técnicas: converse, conte uma piada, diga alguma coisa absurda, peça para ela cantar, imitar um personagem ou fazer uma careta. Durante ou depois dessas atividades, as chances de conseguir um sorriso espontâneo é muito grande, mas esteja com a câmera preparada apontando para ela, para não perder o momento.


Não queira fotografar somente os sorrisos.


Nós temos a mania de querer sorrisos em todas as fotos, mas fazemos diversas outras expressões em nosso dia a dia. Então, não queira fazer fotos de seus filhos apenas quando eles estão sorrindo, olhando para a câmera e posando. Seja uma observadora e busque os pequenos momentos diários: a carinha concentrada quando ele está desenhando ou brincando, o olhar de espanto ao se assustar, as caretas enquanto brinca, o brilho nos olhos quando escuta uma música que gosta e começa a dançar. 

Tudo isso rende ótimas fotos e depois você vai olhar pra elas e recordar de como a criança realmente  era em cada fase.


Tratamento das Fotos (“Faz um Photoshop depois, Hein")

Essa é uma das frases preferidas dos clientes hahahahaha

O tratamento das fotos pode ser feito no próprio aplicativo de visualização que vem no sistema do aparelho (iOS ou Android), pois possuem opções básicas e avançadas, resolvendo a maioria das situações, como Luz, Cor, Preto e Branco, etc.



Para quem quer mais funções e controles vou sugerir 2 opções de app:

1) Snapseed (iOS e Android) - Super completo e fácil de usar. Ele sozinho já resolve praticamente tudo. E o melhor, é grátis! 

2) VSCO  (iOS e Android) - Esse app tem como principal diferencial uma quantidade imensa de filtros para aplicar nas fotos. O app é parcialmente pago, mas as ferramentas gratuitas já proporcionam efeitos legais.


Para as Selfies em família.


Posicione a câmera levemente de cima para baixo

A abrangência do ângulo totalmente frontal é menor do que a de ângulos levemente inclinados, ou seja, cabe menos gente na imagem se a foto for tirada bem de frente. Além disso, o contorno dos rostos fica mais definido quando a câmera é posicionada de cima para baixo. Mas nada de jogar a câmera lá em cima e parecer que a foto foi tirada de um helicóptero. É para levantar só um pouquinho o braço, a ponto de notar a linha do queixo bem desenhadinha.


Cuidado com o excesso.

Tirar fotos bonitas de momentos especiais é importante e parte da vida familiar, mas com moderação. Para evitar a superexposição das crianças, pense mais em qualidade do que em quantidade. O compartilhamento excessivo de informações online pode colocar em risco a privacidade e até a segurança dos pequenos.


Guarde com carinho essas memórias

Última dica: IMPRIMA esses momentos. Coloque no papel essas fotografias e guarde em um local seguro. Fotos postadas no Instagram, Facebook são bacanas, mas nada melhor que a foto na mão.  Ou, não deixe de fazer backups das imagens feitas no dispositivo móvel.


Espero que tenham gostado das dicas!

Um grande abraço, Patricia Paula